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quarta-feira, 22 de maio de 2013
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Des. Téc. Aplicado - Atividade Extra 3
Atividade Extra 3
Elaborar desenho de folha de engenharia conforme o modelo disponível (clique aqui)
- o desenho deve envolver o uso de atributos, e criação de blocos, além de seguir as normas da ABNT.
Grupos de 4 alunos (máximo), onde cada grupo deve fazer um modelo específico.
Entregar até 09-05-2013, via Google Docs, usando conta pessoal do Google e compartilhando via e-mail do professor (gmail.com):
- o texto com tutorial conforme modelos da apostila e
- o arquivo do desenho
- o texto com tutorial conforme modelos da apostila e
- o arquivo do desenho
Apostila Termodinâmica
Apostila Termodinâmica
Sumário
1 INTRODUÇÃO A TERMODINÂMICA . . . . . . . . . . . . . . . . 12
1.0.1 Unidades SI e inglesa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
1.0.2 Razões de conversões unitárias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
1.1 SISTEMAS E VOLUMES DE CONTROLE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
1.1.1 Propriedades de um sistema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
1.2 DENSIDADE E DENSIDADE RELATIVA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
1.3 ESTADO E EQUILÍBRIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
1.4 PROCESSOS E CICLOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
1.5 PROCESSO EM REGIME PERMANENTE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
1.6 LEI ZERO DA TERMODINÂMICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
1.7 PRESSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
1.8 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
2 ENERGIA, CONCEITOS, TRANSFERÊNCIA E ANÁLISE . . 24
2.1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24
2.2 FORMAS DE ENERGIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
2.2.1 energia interna (U) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26
2.3 ENERGIA MECÂNICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
2.4 TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
2.4.1 Calor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
2.4.2 Trabalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
2.4.3 Notas sobre calor e trabalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
2.4.4 Trabalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
2.4.5 Trabalho de eixo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
2.4.6 Trabalho contra uma mola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
2.5 A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
2.6 EXERCICIOS RESOLVIDOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
3 SUBSTÂNCIAS PURAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
3.1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
3.2 PROCESSOS DE MUDANÇA DE FASE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
3.3 DIAGRAMAS DE PROPRIEDADES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
3.3.1 Diagrama T-v . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
3.3.2 Diagrama P-v . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42
3.4 ENTALPIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
3.5 EQUAÇÃO DE ESTADO DO GÁS IDEAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
3.6 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
3.6.1 Exercício . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
3.6.2 Exercício . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
4 ANÁLISE DE ENERGIA DE SISTEMAS FECHADOS . . . . . 52
4.1 PROCESSO POLITRÓPICO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
4.2 BALANÇO DE ENERGIA EM SISTEMAS FECHADOS . . . . . . . . . . . . . . 54
4.3 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55
5 ANÁLISE DA MASSA E DE ENERGIA EM VOLUMES DE
CONTROLE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
5.1 CONSERVAÇÃO DA MASSA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
5.2 PROCESSOS TERMODINÂMICOS QUE ENVOLVEM VC . . . . . . . . . . . . . 58
5.3 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58
6 A SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA . . . . . . . . . . . . . 61
6.1 INTRODUÇÃO À SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA . . . . . . . . . . . . . 61
6.2 RESERVATÓRIOS DE ENERGIA TÉRMICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
6.3 MÁQUINAS TÉRMICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
6.3.1 E ciência térmica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 65
6.4 ENUNCIADO DE KELVIN PLANCK . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66
6.5 REFRIGERADOR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
6.6 BOMBA DE CALOR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
6.7 COEFICIENTE DE PERFORMANCE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69
6.7.1 Coe ciente de Performance de Refrigeração . . . . . . . . . . . . . . . . 69
6.7.2 Coe ciente de Performance da Bomba de Calor . . . . . . . . . . . . . 69
6.8 ENUNCIADO DE CLAUSIUS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
6.9 MOTO-CONTÍNUO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
6.10 O PROCESSO REVERSÍVEL E IRREVERSÍVEL . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
6.10.1 Fatores que tornam irreversível um processo . . . . . . . . . . . . . . . . 71
6.11 CICLO DE CARNOT . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
6.11.1 Ciclo de Carnot de Refrigeração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75
6.11.2 Os princípios de Carnot . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75
6.11.3 A escala termodinâmica de temperatura . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76
6.12 A MÁQUINA TÉRMICA DE CARNOT . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76
6.13 A BOMBA DE CALOR E O REFRIGERADOR DE CARNOT . . . . . . . . . . . 77
6.14 EXERCICIOS RESOLVIDOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
6.15 EXERCICIOS PROPOSTOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
6.16 SOLUÇÃO DE ALGUNS EXERCÍCIOS PROPOSTOS . . . . . . . . . . . . . . . 81
REFERÊNCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Lista de Exercícios - Termodinâmica - semestre 2013.1
Lista de Exercícios 1
- Para acessar a lista clique aqui
- Valor 10 pontos (Peso 5) para compor 3º crédito
- Lista deve ser entregue de forma manuscrita e individual
- Data da entrega 09-05-2013, antes da Prova 1
Lista de Exercícios 2
- Verifique no material de apoio Apostila 2013 os exercícios propostos da pág. 82 a 87, para download da apostila clique aqui
- Valor 10 pontos (Peso 5) para compor 3º crédito
- Lista deve ser entregue de forma manuscrita e pode ser feita em dupla
- Data da entrega 18-06-2013, antes da Prova 2
- Para acessar a lista clique aqui
- Valor 10 pontos (Peso 5) para compor 3º crédito
- Lista deve ser entregue de forma manuscrita e individual
- Data da entrega 09-05-2013, antes da Prova 1
Lista de Exercícios 2
- Verifique no material de apoio Apostila 2013 os exercícios propostos da pág. 82 a 87, para download da apostila clique aqui
- Valor 10 pontos (Peso 5) para compor 3º crédito
- Lista deve ser entregue de forma manuscrita e pode ser feita em dupla
- Data da entrega 18-06-2013, antes da Prova 2
terça-feira, 9 de abril de 2013
Entalpia
Para a maioria das substâncias, as
relações entre propriedades termodinâmicas são apresentados como tabelas.
Nestas tabelas verifica-se a utilização da propriedade entalpia. A entalpia é a
combinação das propriedades
h=u+Pv (1)
ou
H=U+Pv (2)
Na Tab.3 tem-se um exemplo de como usar as
tabelas de propriedades. Quando as propriedades forem relacionadas a líquido
saturado, usa-se o símbolo l e v para vapor saturado. Se for escrito lv, isto
descreve a diferença entre os valores do vapor saturado e do líquido saturado.
A quantidade h_lv é chamada de entalpia de
vaporização ou calor latente de vaporização. Ela representa a quantidade de
energia necessária para vaporizar uma massa unitária de líquido saturado a uma
determinada temperatura ou pressão.
Tabela 3: Propriedades de subst. pura
ccengel1996termodinamica
Outra
propriedade útil é o título (x) que envolve a relação entre a massa do vapor e
a massa total da mistura. Seu valor está entre 0 para o líquido saturado e 1
para o vapor saturado.
O título pode ser relacionado as distâncias horizontais de um diagrama P-v ou T-v (Fig.12).Sendo possível demonstrar que a energia interna e a entalpia se relacionam ao título por:
Figura 12: Representação de título nos
diagramas
ccengel1996termodinamica
Diagramas de propriedades
3.1 Diagrama T-v
Na seção anterior foi feito um diagrama T-v
para pressão de 1 atm. Se repertimos o processo a pressões diferentes, teremos
o diagrama T-v da Fig.6.
Neste diagrama observa-se que a medida que a pressão aumenta mais, a linha
horizontal que concecta os estados de líquido e vapor saturado (linha de saturação)
é menor, até que atinge um ponto chamado de ponto crítico, que portanto é
definido como:
ponto no qual os
estados de líquido saturado e vapor saturado são idênticos.
Figura 6: Diagrama T-v
ccengel1996termodinamica
Acima do pressão
crítica não existe um processo identificável de mudança de fase, o volume específico
aumenta continuamente sempre existindo uma única fase presente. Entretanto,
costumá-se chamar a região de vapor superaquecido. Se ligarmos todos os pontos
de líquido saturado e da linha de vapor saturado tem-se o diagrama T-v da Fig.7
Figura 7: Diagrama T-v de substância
pura
ccengel1996termodinamica
3.2 Diagrama T-v
O diagrama T-v está ilustrado na
Fig.30,
observa-se que as linhas de T constante são descedentes.
Figura 8: Diagrama P-v de substância
pura
ccengel1996termodinamica
Ao considerar
as fases sólidas tem-se os diagramas das Fig.9 e 10.
Figura 9: Diagrama P-v incluindo
a fase sólida de uma substância que se contrai ao solidificar
ccengel1996termodinamica
Figura 10: Diagrama P-T de substância
pura de uma substância que se expande ao solidificar
ccengel1996termodinamica
Sob
determinadas condições todas as 3 fases de uma substância pura coexistem em
equilíbrio. Nos diagramas P-T esta condição aparece como um ponto chamado de ponto
triplo (Fig.33).
Figura 11: Diagrama P-T de subst.
pura e o ponto triplo
ccengel1996termodinamica
Substâncias puras
1 Introdução
Uma substância pura é aquela
que possui a mesma composição química em toda a sua extensão, como por exemplo,
o hélio e o dióxido de carbono. Entretanto, não necessariamente uma substância
pura deve possuir um único elemento químico, o importante é que a mistura seja
homogênea, ou seja, tenha uma composição química uniforme. Isto vale também
para mistura de duas ou mais fases, ou seja a composição químmica das fases tem
que ser igual para ser considerado uma substância pura.
As fases principais de uma substância
são sólida, líquida e gasosa e uma substância pode ter várias fases
dentro de uma fase principal. No sólido as moléculas ocupam posições fixas, no
líquido as moléculas se movimentam com relação aos outros, e no líquido se
movimentam de maneira aleatória (Fig.1).
Figura 1: Organização dos átomos em
(a) sólido, (b) líquido e (c) gasoso
ccengel1996termodinamica
2 Processos de mudança de fase
Uma substância na fase líquida que
não está pronta para se converter em vapor é chamada de líquido comprimido,
caso esteja pronto para se vaporizar é chamado de líquido saturado. Por
exemplo, num recipiente com água tipo pistão-cilindro, estado 1 (Fig. 2) que está
sobre a pressão de 1 atm, ficará nesse estado até que calor seja transferido em
quantidade suficiente. Ao chegar ao estado 2, onde a temperatura atinge 100º C
a água está pronto para se vaporizar. Portanto, o estado 1 é de líquido
comprimido enquanto o 2 é de líquido saturado.
Figura 2: Líquido comprimido e
saturado
ccengel1996termodinamica
Após o início
da ebulição a temperatura pára de subir até que o líquido se converta
inteiramente em vapor. Na metade do processo, estado 3 (Fig. 3), o líquido
contém metade de cada fase vapor e líquida. Quando a última gota de líquido
vaporizar (estado 4), tem-se o estado vapor saturado . Neste estado
qualquer perda de calor faz com que o vapor se condense. No estado 5, a
temperatura do vapor é 300ºC e desse modo, mesmo que se retire um pouco de
energia ou massa, continuamos tendo vapor, desde que a temperatura se mantenha
em 100ºC, neste estado onde o vapor não está pronto para se condensar tem-se vapor
superaquecido.
Figura 3: Vapor saturado e
superaquecido
ccengel1996termodinamica
Na Fig.26 tem-se
o processo citado acima de mudança de fase à pressão constante.
Figura 4: Diagrama T-v para
processo de aquecimento à pressão constante
ccengel1996termodinamica
A uma
determinada pressão, a temperatura na qual uma substância pura muda de fase é
chamada de temperatura de saturação $T_{sat}$
A uma determinada temperatura, a
pressão na qual uma substância pura muda de fase é chamada de pressão de
saturação $T_{sat}$
Tabelas de saturação relacionam a
pressão de saturação em função da temperatura (ou a temperatrura de saturação
em função da pressão) e tem-se estas tabelas para praticamente todas as substâncias,
no caso da água está na Tabela 1
uma listagem parcial.
Tabela 1: Tabela de saturação da água
ccengel1996termodinamica
A quantidade de
energia absorvida ou liberada durante um processo de mudança de fase é chamada
de calor latente.
Durante um processo de mudança de
fase, pressão e temperatura são propriedade dependentes, diretamente. Na Figura 5 tem-se o exemplo para a água da curva de saturação líquido-vapor, sendo
esta curva característica de todas substâncias puras. Assim, uma substância a
pressão mais altal entra em ebulição a temperaturas mais altas, vide Tabela 2
Figura 5: Curva de saturação líquido-vapor
da água
ccengel1996termodinamica
Tabela 2: Variação da temperatura de ebulição
segunda-feira, 8 de abril de 2013
A primeira lei da termodinâmica
A Primeira Lei da Termodinâmica tem o seguinte enunciado:
energia não pode ser criada nem destruída durante um
processo: ela pode apenas mudar de forma
Por exemplo, uma pedra em queda
livre perde uma parcela de energia potencial (mgΔz) que é
exatamente igual ao aumento da energia cinética () desde que resistência do ar
seja desprezível.
Outros exemplos:
• uma
batata assando num forno, Fig. 1,
onde a transferência de calor a batata faz com que sua energia total aumente
numa quantidade igual à quantidade de calor transferido, desde que seja
desprezada a perda de massa (umidade) da batata, ou seja, se 5 kJ for
transferido a energia da batata aumenta em 5 kJ.
Figura 1:
Batata assando num forno
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
• o
aquecimento da água numa panela, Fig. 2.
O queimador transfere 15 kJ para a água, 3 kJ são perdidos da água para o ar
ambiente, e portanto, o aumento da energia será igual a diferença de 12 kJ, que
são efetivamente transferidos para a água.
Figura 2:
aquecimento de água numa panela
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
• a
Fig.21
ilustra que num recepiente adiabático a energia total do sistema aumentará se
for movimentada uma hélice, onde sendo a interação de calor (Q=0) tem-se que o
trabalho de eixo 8 kJ é convertido em aumento da energia do sistema.
Figura 3: trabalho de eixo num recipiente adiabático
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
De acordo com os
exemplos acima, tem-se que o princípio da conservação de energia pode ser
expresso como:
a variação líquida da energia total do sistema durante um
processo é igual à diferença entre a energia total que entra () e a energia total que
sai () do sistema:
os valores das energias internas
específicas ( e ) podem ser determinados através
de tabelas de propriedades. Como a maioria dos sistemas são estacionários a
equação se reduz a ΔE=ΔU.
A transferência de energia de um
sistema pode ser de três formas: calor, trabalho e fluxo de massa (Fig. 4.
Figura 4: Formas de Transferência
de Energia num volume de controle
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
A transferência
de Calor gera aumento ou diminuição de energia interna, pois aumenta ou diminui
a energia das moléculas.
A realizaçõ de trabalho sobre um
sistema aumenta a energia do sistema. A energia transferida de um sistema para
gerar trabalho, diminui a energia do sistema.
A energia do sistema aumenta ou
diminui quando há entrada ou saída de massa, respectivamente, pois massa é na
verdade energia.
Assim, explicitamente, o balanço
de energia pode ser expresso pela equação abaixo, a qual pode ser re-escrita
tanto por unidade de tempo como por unidade de massa:
Transferência de energia
Energia pode cruzar a fronteira do sistema de duas formas: calor e trabalho (Fig. 4).
Figura 4: Formas de transferência
de energia de um sistema fechado
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
5.1 Calor
Calor é definido como a
forma de energia transferida entre dois sistemas ou sua vizinhança em virtude
da diferença de temperaturas. Ou seja, calor é energia em trânsito e só ocorre
em gradientes de temperaturas diferentes. Um processo durante o qual não há
transferência de calor é chamado de processo adiabático.
A quantidade de calor transferida
entre dos estados é indicada por Q. A transferência de calor por unidade de
massa é:
Calor é transferido por meio de
três mecanismos: condução, convecção e radiação. A condução é a transferência
de energia das partículas mais energéticas de uma substância para as partículas
menos energéticas como resultado de interação entre as partículas. A convecção
é a transferência de energia entre uma superfície sólida e o fluido adjacente
em movimento, e envolve efeitos combinados da condução e do movimento do
fluido. A radiação é a transferência de energia devido à emissão de
ondas eletromagnéticas (ou fótons).
5.2 Trabalho
O trabalho é a transferência
de energia associada a uma força que age ao longo de uma distância . O trabalho
por unidade de massa é:
O trabalho por unidade de tempo é
chamado de potência (̇W) e sua unidade é kJ/s ou kW.
5.3 Notas sobre calor e trabalho
• Calor
e trabalho são grandezas direcionais e portanto adotá-se, em geral, a seguinte
convenção:
transferência de calor para um sistema e
trabalho realizado por um sistema são positivos; transferência de calor de um
sistema e trabalho realizado sobre um sistema são negativos;outra forma é usar
os subíndices e e s pra indicar a direção . Na a Fig.16
tem-se a representação dos subíndices num sistema.
• Tanto
trabalho como calor são fenômenos de fronteira
• Sistemas
possuem energia, mas não calor e trabalho
• Ambos
são associados a um processo e não a um estado
• Ambos
dependem da trajetória percorrida num processo. Sendo funções de trajetória
possuem diferenciais inexatas designadas por δQ ou δW, por
exemplo não é igual ao valor do
estado 2 menos o estado 1.
Figura 5: Convenção de índices de calor e trabalho
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
5.4 Trabalho
Existem várias maneiras diferentes
de realizar trabalho. O trabalho realizado por uma força constante F sobre um
corpo em deslocamento de uma distância s na direção da força é dado por:
W=Fs (kJ) (16)
O trabalho mecânico está
associado ao movimento da fronteira de um sistema ou ao movimento do sistema
como um todo.
5.5 Trabalho de eixo
A transmissão de energia por meio
da rotação de um eixo é chamada trabalho de eixo. Para um torque (T) constante
o trabalho realizado durante n revoluções de uma força F que atua num
braço r é determinado pelas seguintes equações (Fig.17): cálcula-se
o torque:
Figura 6: Trabalho de eixo
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
5.6 Trabalho contra uma mola
O trabalho realizado quando uma força
F é aplicada a uma mola e o comprimento varia de um diferencial dx é
(Fig.7):
Figura 7: Trabalho contra mola
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
Energia, conceitos, transferência e análise
Considere uma sala cuja porta e
janelas hermeticamente fechadas e cujas paredes isoladas adiabaticamente. Um
refrigerador com as portas abertas é colocado no meio da sala, e ligado a uma
tomada, conforme ilustra a Fig.1.
O que acontece com a temperatura média do ar na sala?
Figura 1: Uma geladeira
aberta numa sala adiabática aumentará a temperatura do ar.
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
Discussão:
Uma hipótese é que a temperatura média do ar da sala diminuirá, a medida que o
ar mais quente se mistura ao ar refrigerado, mas outra hipótese é que o calor
gerado pelo motor pode ser maior que o efeito da refrigeração. E se o motor não
gerar calor?
No entanto, se pensarmos no princípio
da conservação de energia e tomarmos toda a sala, incluindo o ar e o
refrigerador como o sistema, que é adiabático, temos que a única interação de
energia é a elétrica que cruza a fronteira do sistema e entra na sala.
A conservação de energia requer
que o conteúdo de energia da sala aumente numa quantidade igual à quantidade de
energia elétrica consumida pelo refrigerador. Como o refrigerador ou o motor não
armazena esta energia, ela deve estar no ar da sala e se manifestará como uma
elevação da temperatura.
Agora, o que você acha que
acontece com a temperatura do ar se ao invés de uma geladeira estiver na sala
um ventilador (Fig.2)
Figura 2: Um ventilador numa sala
adiabática.
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
2.1 energia interna (U)
A energia interna de um sistema é a
soma de todas as formas micróscópicas de energia (Fig.3).
Figura 3: Energia interna de um
sistema
Fonte: (ÇENGEL; BOLES; CÁZARES, 1996)
A parte da
energia interna de um sistema associada às energias cinéticas das moléculas é
chamada de energia sensível. A temperaturas mais altas as moléculas
possuem energias cinéticas mais alta pois o grau de atividade das moléculas são
proporcionais à temperatura, e portanto isto resulta em uma energia interna
mais alta.
A energia interna associada à
fase de um sistema é chamada de energia latente. As força que ligam moléculas
entre si são mais fortes nos sólidos e mais fracas nos gases. De fato, se for
adicionada energia suficiente às moléculas de um sólido ou de um líquido eles
se transforma em um gás, num processo chamado de mudança de fase.
A energia interna associada às
ligações atômicas de uma molécula é chama de energia química, numa reação
química, como num processo de combustão algumas ligações químicas são destruídas
e outras são formadas e a energia interna muda.
A quantidade de energia associada
às fortes ligações existentes no interior do núcleo do átomo é chamada de energia
nuclear.
As formas de interação de energia
associadas a um sistema fechada são transferência de calor e trabalho.
Uma interação de energia é transferência de calor se sua força motriz for uma
diferença de temperatura, caso contrário ela é trabalho.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
sexta-feira, 8 de março de 2013
Des. Téc. Aplicado - Trabalhos e Exercícios - Sem2013.1
Atividade Extra 1
Elaborar 3 desenhos usando: i) coordenadas cartesianas absolutas, ii) cartesianas relativas e iii) polares relativas
Grupos de 4 alunos (máximo)
Entregar até 20-03-2013 via Google Docs o tutorial conforme modelo da apostila e os desenhos
Atividade Extra 2
Elaborar 1 desenho planta de casa similar (mas, diferente) ao modelo disponível (clique aqui)
Grupos de 4 alunos (máximo), onde cada grupo deve fazer um modelo específico.
Atividade Extra 2
Elaborar 1 desenho planta de casa similar (mas, diferente) ao modelo disponível (clique aqui)
Grupos de 4 alunos (máximo), onde cada grupo deve fazer um modelo específico.
Entregar até 08-04-2013, via Google Docs, usando conta pessoal do Google e compartilhando via e-mail do professor (gmail.com):
- o texto com tutorial conforme modelos da apostila e
- o arquivo do desenho
Atividade Extra 3
Elaborar desenho de folha de engenharia conforme modelo disponível (clique aqui)
- o desenho deve envolver o uso de atributos, e criação de blocos, além de seguir as normas da ABNT.
Grupos de 4 alunos (máximo), onde cada grupo deve fazer um modelo específico.
Entregar até 09-05-2013, via Google Docs, usando conta pessoal do Google e compartilhando via e-mail do professor (gmail.com):
- o texto com tutorial conforme modelos da apostila e
- o arquivo do desenho
- o texto com tutorial conforme modelos da apostila e
- o arquivo do desenho
Lista de Exercícios 1
Elaborar todos os exercícios da lista 1 (clique aqui).
Grupos de 4 alunos (máximo)
Entregar até 29-04-2013, via Google Docs, usando conta pessoal do Google e compartilhando via e-mail do professor (gmail.com):
- o texto com tutorial dos exercícios
- o arquivo CAD dos desenhos
Valor 10 pontos - Peso 4 - para compor o 1º crédito da disciplina
Trabalho Final
Escolher um dispositivo da bancada MPS do LAMET e elaborar:
- desenho CAD 3D do dispositivo
- texto com tutorial passo-a-passo para obtenção do desenho
Catálogos das bancadas:
- clique aqui - para download de catálogo da bancada de distribuição
- clique aqui - para download de catálogo da bancada de separação
- desenho CAD 3D do dispositivo
- texto com tutorial passo-a-passo para obtenção do desenho
Catálogos das bancadas:
- clique aqui - para download de catálogo da bancada de distribuição
- clique aqui - para download de catálogo da bancada de separação
Grupos de 4 alunos (máximo)
Entregar até 17-06-2013, via Google Docs, usando conta pessoal do Google e compartilhando via e-mail do professor (gmail.com):
Valor 10 pontos - Peso 5 - para compor o 2º crédito da disciplina
Apresentação oral (dia 18/06)
Tempo de apresentação por aluno 5 min.
Avaliação (substitui a Prova 2)
Valor 10 pontos - peso 5 para compor o 2º crédito da disciplina , sendo:
- 50% Apresentação Individual
- 50% Média Apresentação Grupo
Grupos de 4 alunos (máximo)
quinta-feira, 7 de março de 2013
Lei zero, Temperatura e Pressão
Uma xícara com café quente deixada
numa sala esfria com o tempo da mesma forma que uma bebida congelada esquenta
até que a temperatura com o ambiente se iguala, i.e., atinjam o equilíbrio térmico.
(Fig.10
Figura 10: Uma xícara de café não
ficará mais quente numa sala fria
Neste sentido,
Fowler em 1931 formulou a lei zero da termodinâmica declara que:
dois corpos estão em equilíbrio térmico se ambos tiverem
a mesma leitura de temperatura, mesmo que não estejam em contato
Escalas de temperatura se baseiam
em alguns estados reprodutíveis como pontos de congelamento e de ebulição da água.
Na escala Celsius, os pontos de gelo e de vapor foram atribuidos os valores de
0ºC e 100ºC, respectivamente. Em Fahrenheit estes valores são 32ºF e 212ºF. No
SI tem-se a escala Kelvin, e sua unidade é o kelvin designado pelo símbolo K.
Nesta escala a menor temperatura é o zero absoluto, ou 0K. Este zero absoluto
corresponde a -273,15ºC. Assim tem-se a relação:
T(K)=T(ºC)+273,15
Pressão
A pressão é definida como uma
força normal exercida por um fluido por unidade de área, sua unidade é o
Pascal (Pa):
Outras unidades de pressão muito
usados são o bar, atmosfera padrão e quilograma-força por centímetro
quadrado, que se relacionam com o Pascal assim:
1atm=1,01325bar=101.325Pa
No sistema inglês, a unidade de
pressão libra-força por polegada quadrada () ou psi (pounds-square
inch).
1kgf=14,223psi
A pressão real em determinada
posição é chamada de pressão absoluta (P) e é chamada de pressão
absoluta, sendo medida com relação ao vácuo absoluto ou pressão absoluta zero.
A pressão ao nível do mar é chamada de pressão atmosférica (P). E a diferença entre a pressão
absoluta e a pressão atmosférica é a pressão manométrica ou relativa (P). A Fig. 11 ilustra as
relações:
Figura 11: Digrama que relaciona as
pressões absoluta, atmosférica e relativa
Aplicações na
engenharia
segunda-feira, 4 de março de 2013
Sistema e volume de controle
Um sistema é definido como uma quantidade de matéria ou região no espaço,
em que a massa fora do sistema é chamado de vizinhança,
e a superfície que separa o sistema de sua vizinhança é chamado fronteira, conforme Fig.5.
Figura 5: Representação conceitual de
sistema.
ccengel1996termodinamica
A fronteira do
sistema pode ser fixa ou móvel, sendo considerada desprezível em
relação à massa, espessura e volume.
Um sistema fechado (ou
massa de controle) consistem em uma quantidade fixa de massa, e nenhuma massa
pode atravessar sua fronteira, mas permite que energia atravesse suas
fronteiras. Se nem energia pode atravessar as fronteiras este sistema é chamado
de sistema isolado.
Um sistema aberto (ou volume
de controle) é uma região do espaço, em que tanto massa quanto energia
podem cruzar a sua fronteira. Um volume de controle pode ter uma fronteira móvel
ou fixa e esta fronteira pode ou não coincidir com a fronteira real do sistema
(Fig.6).
Figura 6: Representação de volumes
de controle.
Propriedades são características de
um sistema e podem ser classificadas como intensiva ou extensiva.
As propriedades intensivas são independentes da massa de um sistema,
tais como temperatura, pressão e densidade. As propriedades extensivas são
valores que dependem do tamanho – ou extensão — do sistema, tais como a massa
total, o volume total e a quantidade de movimento total de um sistema.
Propriedades específicas são
propriedades extensivas por unidade de massa, tais como o volume específico (ν=V/m).
O estado de um sistema é uma
condição do mesmo que é descrita completamente por um conjunto de propriedades.
Um sistema em estado de equilíbrio não passa por mudanças quando é
isolado de sua vizinhança. Um sistema está em: i) equilíbrio térmico se
a temperatura for igual em todo o sistema, ii) equilíbrio mecânico se não
houver variação na pressão em quanlquer ponto do sistema com o tempo, iii) equilíbrio
de fase quando a massa de cada fase atinge um equilíbrio e permanece nele,
e iv) equilíbrio químico se sua composição química não mudar com o
tempo.
A especificação de um determinado
número de propriedades é suficiente para fixar um estado, tem-se de acordo com
postulado de estado:
O estado de um sistema compressível simples é
completamente especificado por duas propriedades intensivas independentes.
Um sistema compressível
simples tem ausência de efeitos elétricos, magnéticos, gravitacionais, de
movimento e de tensão superficial.
4 Processos e ciclos
Processo é toda mudança pela
qual um sistema passa de um estado de equilíbrio para outro. A série de estados
através dos quais um sistema passa durante um processo é chamada de percurso
do processo (Fig. 7).
Figura 7: Processo e percurso.
ccengel1996termodinamica
Um processo
quase estático ou de quase equilíbrio envolve um processo que se desenvolve
de forma que o sistema permaneça infinitesimalmente próximo a um estado de
equilíbrio em todos os momentos .
Diagramas de processos facilitam
a visualização da evolução do mesmo. Algumas propriedades comuns são a
temperatura T, a pressão P, e o volume V, na Fig. 8 está ilustrado um processo de
compressão de um gás.
Figura 8: Diagrama de processo P-V.
ccengel1996termodinamica
Um processo
isotérmico é um processo durante o qual a temperatura permanece
constante.Num processo isobábrico a pressão permanece constante e no isocórico
(ou isométrico) o volume específico permanece constante.
Um sistema realiza um ciclo quando
os estados inicial e final são idênticos.
5 Processo em regime permanente
Um processo durante o qual um
fluido escoa através de um volume de controle de forma permanente, i.e., de
forma em que não há nenhuma modificação com o tempo, é chamado de processo
em regime permanente (Fig. 9).
Figura 9: Exemplo de processo em
regime permanente.
ccengel1996termodinamica
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